Workshop “Mandalas e seu uso terapêutico na perspectiva da Espiritualidade”

Mandala Terapêutica na Perspectiva da Espiritualidade é uma ferramenta de intervenção, a qual se elucida na comunicação não verbal por meio da apresentação de formas e ilustrações. Esta permite ao profissional, que a constrói, vivenciar o autoconhecimento e a expansão de consciência, que naturalmente é conduzido à observação de si e do seu entorno. Abrir-se a essa experiência o possibilita ter contato com informações significativas provenientes de insights, revelações de aspectos ainda desconhecidos e novas aprendizagens.

Segundo Jung, mesmo que tal experiência possa emergir possíveis conflitos internos, o fato de se permitir criar uma Mandala pode produzir uma inegável descarga de tensões emocionais e estressantes. Por ser uma intervenção acessível a dimensão espiritual conecta o indivíduo transcendentemente a si mesmo, a outrem, ao entorno e ao momento.

A Mandala nos ajuda a recorrer a reservatórios inconscientes de forças que possibilitam uma reorientação para o mundo exterior (Kellog J).

Neste entendimento, a Espiritualidade é uma das dimensões inerente aos ser humano que será nutrida à transcender, fortalecendo-o à vivências de descobertas e experiências de modo salutar, em busca do sentido de vida, algo profundo, que está além do material ou objetivo a se perceber através dos cinco sentidos (Maslow, 1969).

A construção de Mandalas, seja esta de maneira consciente ou inconsciente, facilita a cura das feridas, ajuda a desintegrar o que não é bom para a existência, reintegrando a personalidade à essência humana (Kellog J).

Historicamente, os resultados da sua aplicabilidade já foram evidenciados nos tratamentos em enfermarias de: compulsão alimentar (ECAL-2012), ansiedade e depressão (EAND-2013), comportamento Impulsivo (ECIM-2014), e, em 2015 foi implementado no Ambulatório Geriátrico pelo Programa de Terceira Idade (ProTER), no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

Por essa razão, o Workshop de Mandalas foi idealizado e tem sido promovido com o apoio do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER) do IPQ – HCFMUSP, a fim de promover ao profissional uma imersão nesta experiência integrativa e, consequentemente, instrumentalizá-lo para melhor se desenvolver em sua área de atuação, seja na saúde, educação ou área do desenvolvimento humano.

No plano didático a Espiritualidade será contextualizada, demonstrando os seus impactos positivos para promoção a saúde de maneira holística, e como o manejo da dimensão espiritual pode agregar benefícios, como bem estar físico, psicológico e a qualidade de vida; assim como aliviar o sofrimento e incentivar novas atitudes e comportamentos.

Abaixo registros da 2ª edição do Workshop de Mandalas Terapêuticas na Perspectiva da Espiritualidade, 2019.

1. Mandala é um símbolo do self, isto é, do si-mesmo, representando ao mesmo tempo o centro e a totalidade psíquica (Jung, 2001).

2. Ao fazer uma Mandala observa-se como um dos benefícios, o descontinuar do fluxo de pensamentos, permitindo que a mente descanse, se organize, tenha maior atenção e estimule a concentração.

3. Da esquerda para direita as facilitadoras: Adriana Splendore e Camilla Braguetta, e no centro uma das participantes.

Saiba mais sobre o Workshop “Mandalas e seu uso terapêutico na perspectiva da Espiritualidade”

One Reply to “Workshop “Mandalas e seu uso terapêutico na perspectiva da Espiritualidade””

  1. Maria Aparecida disse:

    Quando teremos novo workshop? Gostaria de participar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.