Como conciliar o método científico, tão pautado pela objetividade e pela necessidade da reprodutibilidade experimental, com a subjetividade das experiências ditas espirituais ou paranormais?
Numa abordagem filosófica, apresentaremos uma síntese de como uma postura adequadamente cética pode operar como interface saudável e equilibrada entre tais contextos, aparentemente tão díspares.
O Prof. Ms. Alberto Cabral nos convida a refletir, com questionamentos e provocações em nosso encontro ocorrido no dia 12/11/2020:
Para saber mais, acesse o material complementar:
Entrevista com Rupert Sheldrake “Por uma ciência livre de dogmas“
Livros:
Ceticismo – Plinio Smith
O Que É Ceticismo – Plinio Smith
O Que É Ciência, Afinal? – Alan F. Chalmers
A Mente Nova do Rei – Roger Penrose
Ciência Sem Dogmas – Rupert Sheldrake
Science and Spiritual Practices – Rupert Sheldrake
Prof. Ms. Alberto Cabral é Bacharel em Filosofia (USJT). Doutorando e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Consultor e Técnico na área de eletrônica com ênfase em Tecnologia da Informação. Fundador, há 20 anos, do Centro de Estudos Filosóficos Laboratório Evolutivo (CEFLE). Membro de grupos de pesquisa vinculados à PUC-SP e ao CEFLE. Ministra, há mais de 25 anos, cursos e palestras sobre interfaces entre Filosofia, Ciência, Epistemologia e Espiritualidade.
Insira o seu e-mail abaixo e cadastre-se para receber as informações deste e dos próximos eventos do ProSER: