Psicologia Transpessoal: um diálogo entre a Espiritualidade e a Ciência

Nesta live trataremos sobre uma abordagem psicológica oficializada no final da década de 60, na Califórnia, Estados Unidos, que baseia-se na visão do homem como um ser multidimensional, ou seja, que se desenvolve continuamente através de seus aspectos físico-psíquico-emocional-social e espiritual. Desde sua fundação, a Psicologia Transpessoal compreende a espiritualidade como uma dimensão humana natural, que se relaciona com a construção de valores perenes e com a produção de sentido para a vida. Por essa razão, por muitos anos ela se manteve distanciada do ‘mainstream’ psicológico, até que mais recentemente, novas pesquisas sobre a relação entre espiritualidade e saúde chamaram a atenção para a importância dos Estados Ampliados de Consciência e das experiências Transpessoais como um caminho para o desenvolvimento do Ser, para além de seus aspectos pessoais, rumo a estados mais integrados e saudáveis.

Com Maria Cristina Monteiro de Barros e Milena Nardini Bubols

Referências

  • ASSAGIOLI, Roberto. Psicossíntese: manual de princípios e técnicas. São Paulo, 1982.
  • BARROS, M. (Org.). Cristina Monteiro de. A Consciência em Expansão: os caminhos da abordagem Transpessoal na educação, na clínica e nas organizações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
  • DIVERPSI – CRPSP Pode ser baixado na íntegra, assim como cartilhas sobre o tema no site: https://www.crpsp.org/impresso/index?categoria=1&page=2&per-page=40
  • FRIEDMAN, Harris L.; HARTELIUS, Glenn (Ed.). The Wiley-Blackwell handbook of transpersonal psychology. Malden, MA: Wiley Blackwell, 2013.
  • GROF, Stanislav. Além do cérebro: nascimento, morte e transcendência em psicoterapia. 1987.
  • GROF, Stanislav; GROF, Christina. Emergência espiritual: crise e transformação espiritual. Cultrix, 1995.
  • LÓPEZ, Fernando Claramunt. MASLOW, Abraham H.; DASS, Ram; CAPRA, Fritjof; WILBER, Ken, y otros: Más allá del ego (Book Review). Arbor, v. 116, n. 455, p. 347, 1983.
  • SALDANHA, V. Psicologia Transpessoal: abordagem integrativa um conhecimento emergente em psicologia da consciência (1st ed.). Ijuí: Unijuí. 2008.
  • SCOTTON, Bruce W.; CHINEN, Allan B.; BATTISTA, John R. Textbook of transpersonal psychiatry and psychology. Perseus (for Hbg), 1996.
  • TABONE, Marcia. A Psicologia Transpessoal. Editora Cultrix, 2003.
  • WILBER, Ken. Espectro Da Consciência, O. Editora Cultrix, 2007.

Milena Nardini Bubols é Psicóloga (PUCRS, 2004), especialista em Psicologia Transpessoal (UNIPAZ, 2006), mestre em Psicologia Social e da Personalidade e doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS, 2007). Coordenadora do Comitê de Psicologia Transpessoal da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), e colaboradora do Departamento de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul – (DPE/APRS). Psicoterapeuta Transpessoal certificada e membro profissional da European Transpersonal Association (EUROTAS). Atua também como docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação. É psicoterapeuta e supervisora clínica com ênfase em Psicologia Transpessoal no Unitatis – Instituto de Psicologia e Saúde Multidisciplinar, do qual é diretora-fundadora.


Maria Cristina Monteiro de Barros é Psicóloga (USP, 1989) e mestre em Psicologia do Desenvolvimento (1999). Especialista em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT, 2004). Membro da Sociedade Brasileira de Psicooncologia. De 2005 a 2012 foi representante da ALUBRAT em Porto Alegre/RS, coordenando o curso de especialização lato sensu em Psicologia Integrativa Transpessoal. Integra a Comissão internacional da International Transpersonal Association (ITA) e é membro-fundadora da ATI – Asociación Transpersonal Iberoamericana e é atualmente vice-presidente da ALUBRAT. Vem atuando na área clínica, atendendo adultos através dessa abordagem. Atualmente também dedica-se à pesquisa, assistência e ao ensino sobre o impacto da espiritualidade na saúde mental, integrando o PROSER (Programa de estudos em saúde, espiritualidade e religiosidade) no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Insira o seu e-mail abaixo e cadastre-se para receber as informações deste e dos próximos eventos do ProSER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *