Saúde Mental e Educação: fortalecendo corpo, mente e espírito na pandemia

Os vínculos entre Saúde Mental e Educação são de extrema relevância, sobretudo, no desafiador momento atual em que vivemos. Desde 2020, devido ao contexto da pandemia, têm-se evidenciado quadros de estresse, já vividos anteriormente, mas agora acentuados, por professores em todos os níveis da Educação. Pesquisas recentes, desenvolvidas no Brasil e no exterior, demonstram a necessidade de maior atenção à saúde mental dos professores. Ao longo do período pandêmico, a exemplo dos profissionais da área da saúde, extremamente exigidos em suas atuações, e mantidas as proporções, os professores também têm vivido quadros de estresse diante das exigências de uma rápida adaptação a questões pedagógicas migrantes para o virtual, entre inúmeros outros fatores de ordem física, mental e emocional. Sintomas de estresse, depressão, ansiedade, dentre outros, têm sido relatados por professores em todos os níveis da Educação. Diante disso, e tendo como objetivos contribuir para um contexto de trocas empáticas, humanizadas e espiritualizadoras entre profissionais da Saúde Mental e da Educação; oferecer esclarecimentos sobre os possíveis riscos à saúde mental envolvidos no contexto da pandemia, e auxiliar os professores na identificação e prevenção de possíveis quadros sintomáticos ligados à perda da saúde mental no cotidiano das aulas, este curso se apresenta no formato de uma série de palestras sobre Saúde Mental e Educação oferecidas pelo ProSER-IPqHCFMUSP aos profissionais e alunos da área da Educação.

Curso gratuito, on-line (mediante inscrição), com emissão de certificado de participação.

Inscrições até 30/04

Para realizar a sua inscrição gratuitamente, preencha o formulário clicando no link abaixo – você precisará enviar um comprovante de vinculação a uma instituição educacional, no formato de imagem ou PDF:

Formulário de Inscrição – https://forms.gle/2hkQxQWewYVNS3156

PÚBLICO-ALVO

Professores da rede pública e privada e alunos de licenciatura.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Frederico Camelo Leão
Profa. Dra. Márcia Fusaro

PALESTRAS

Mandalas Terapêuticas e seus benefícios na saúde mental
Profa. Adriana Splendore (ProSER-IPqFMUSP)
03 de Maio – das 14h às 15h30

Potência de Vida, Espiritualidade e Educação
Profa. Dra. Márcia Fusaro (Universidade Nove de Julho / Centro de Estudos Filosóficos Laboratório Evolutivo (CEFLE) / Colaboradora do ProSER-IPqFMUSP)
04 de Maio – das 14h às 15h

Busca do Equilíbrio Corpo-Mente-Alma: ferramentas de integração
Profa. Marina Sena (ProSER-IPqFMUSP)
04 de Maio – das 16h às 17h

Como ativar a autocompaixão em tempos de pandemia e isolamento social?
Profa. Ms. Lina Sue Matsumoto Videira (ProSER-IPqFMUSP)
06 de Maio – das 14h às 15h30

A formação de professores com foco nas especificidades do nosso conhecimento a bem da “saúde” de Todos
Prof. Dr. Miguel Ribeiro (CIEspMat-UNICAMP)
06 de Maio – das 16h às 17h

Possíveis sintomas de perda de saúde mental: quando buscar ajuda de especialistas?
Prof. Dr. Frederico Camelo Leão (ProSER-IPqFMUSP)
08 de Maio – das 10h às 11h

Das paixões alegres de Spinoza à intuição de Bergson
Profa. Dra. Ana Maria Haddad Baptista (Universidade Nove de Julho / Colaboradora do ProSER-IPqFMUSP)
10 de Maio – das 16h às 17h

Conexões Digitais, Espiritualidade e Educação
Prof. Ms. Alberto Cabral (PUC-SP / Centro de Estudos Filosóficos Laboratório Evolutivo (CEFLE) / Colaborador do ProSER-IPqFMUSP)
11 de Maio – das 14h às 15h

Um conto de fada: pistas para uma vida bela
Prof. Dra. Carminda Mendes André (Instituto de Artes-UNESP)
13 de maio – das 14h às 15h


Inscrições até 30/04

Para realizar a sua inscrição gratuitamente, preencha o formulário clicando no link abaixo – você precisará enviar um comprovante de vinculação a uma instituição educacional, no formato de imagem ou PDF:

Formulário de Inscrição – https://forms.gle/2hkQxQWewYVNS3156


SOBRE OS PALESTRANTES

Adriana Splendore: Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP, Pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), Pós-Graduada em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Transpsicanálise. Membro do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER – IPq-HC-FMUSP) há 10 anos, atuando com Mandalas nas enfermarias de Compulsão Alimentar (ECAL) – 2012; Enfermaria de Ansiedade e Depressão (EAND) – 2013; Enfermaria de Comportamento Impulsivo (ECIM) – 2014; Ambulatório Geriátrico (Proter), no Instituto de Psiquiatria da USP, desde 2015. Programa de Inteligência Emocional Baseada em Mindfulness – Search Inside Yourself – Leadership Institute. Coordenadora da Formação Integrativa em Mandalas Terapêuticas e Espiritualidade no IPQ/HC/FMUSP.

Alberto Cabral: Doutorando e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP. Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu. Técnico especializado e atuante na área de eletrônica com ênfase em Tecnologia da Informação. Professor e pesquisador na área de Filosofia. Fundou, em 2001, o Centro de Estudos Filosóficos Laboratório Evolutivo (CEFLE). Desde a década de 1990, ministra cursos e palestras sobre sua área de pesquisa, cujas linhas principais abrangem interfaces entre Filosofia, Ciência, Epistemologia e Espiritualidade. Colaborador do ProSER-IPqHCFMUSP. Membro do grupo de pesquisa Transojeto (TIDD-PUC-SP). Além das interfaces mencionadas e de sua investigação na área de Inteligência Artificial, possui como interesse de pesquisa também a integração, filosoficamente justificada, das tecnologias e redes de informação ao processo educacional, tendo publicado diversos artigos sobre tais temáticas.

Ana Maria Haddad Baptista: Pós-doutorada em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e PUC-SP, onde se aposentou. Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora e professora de graduação e dos programas stricto sensu em Educação (PPGE e PROGEPE da Universidade Nove de Julho). Colaboradora do ProSER-IPqHCFMUSP. Possui dezenas de publicações, em diversos registros, no Brasil e exterior. Foi coordenadora de diversas coleções da Editora Arte-Livros de São Paulo em parceria com a Apenas Editora de Lisboa. Líder de pesquisa do grupo certificado pela Universidade Nove de Julho e CNPq: Tempo-Memória: Educação, Literatura e Linguagens. Integrante da Associação Entreséculos (dimensões de memória) coordenado pela Dra. Ana Luísa Janeira (Lisboa/Portugal). Integrante do GT Glocademis coordenado pela Dra. Manuela Guilherme (Coimbra/Portugal). Colunista mensal, há onze anos, da Revista Filosofia, Ciência e Vida (Editora Escala). Colunista bimestral das revistas impressas, Língua Portuguesa & Literatura e Leituras da História (Editora Escala).

Carminda Mendes André: Pós-Doutorada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Bacharel em Teatro pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora de arte contemporânea em espaços públicos e possíveis interfaces com o ensino das artes em espaços formais e não formais. Pesquisadora e Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias (CNPq-UNESP). Coordenadora da Instituição Promotora do DINTER entre UNESP e UFT (2016-2019).

Frederico Camelo Leão: Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é médico do IPQ-HC-Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da IPQ-HC-FMUSP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicoterapia, espiritualidade, religiosidade e semiótica.

Lina Sue Matsumoto Videira: Psicóloga Clínica e colaboradora do ProSER-IPqFMUSP; Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP; Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC); Diretora do Espaço CUIDAR-Compaixão Psicologia, Ensino e Pesquisa. Colaboradora no Projeto de Qualidade de Vida na Associação Viver Bem. Terapeuta cognitiva certificada pela FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas), especialista em TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), certificada em TCP (Terapia Cognitiva Processual), aprimorada em Transtornos Alimentares (IPQ-HCFMUSP). Coordenadora e docente do Curso de Formação em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão (IPQ-HCFMUSP-2016). Professora convidada no Curso de Especialização em TCC do AMBAN-IPQ-HCFMUSP.

Márcia Fusaro: Pós-doutorada em Artes (UNESP); Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Mestra em História da Ciência (PUC-SP); Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Professora e pesquisadora das licenciaturas e da pós-graduação Scricto Sensu em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Colaboradora do ProSER-IPqHCFMUSP. Líder de Pesquisa do Grupo Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq-UNINOVE). Membro do grupo de pesquisa Performatividades e Pedagogias (CNPq/UNESP). Membro do quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade), da Universidade de Lisboa (2009-2018). Membro fundadora do CEFLE (Centro de Estudos Filosóficos Laboratório Evolutivo). Ensaísta, autora de diversas publicações e pesquisadora das interfaces epistemológicas entre Educação, Arte, Ciência e Comunicação.

Marina Sena: Mestranda em Ciências pelo Instituto de Psiquiatria (HC/FMUSP); Especialista em Psicomotricidade pelo Complexo Educacional FMU; Bacharel em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui formação em Hatha Yoga, Yogaterapia e Yoga Avançado pela Humaniversidade Holística, em Yoga Restaurativo pelo Relax and Renew Method (Prof. Judith Lasater), em Yoga para crianças pelo Rainbow Yoga Kids e pelo IEPY. Realizou cursos de extensão em Toque de Tensigridade com Luis Fernando Bertolucci, Anatomia Aplicada ao Yoga pela UNIFESP, entre outros. Atua ministrando aulas de Yogaterapia. Compõe o corpo docente de cursos de formação de Yoga em São Paulo. É membro do “Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade” (ProSER) do IPq-HC-FMUSP e do “Núcleo de Estudos em Espiritualidade e Saúde” (NUES) do Laboratório de Antropologia da Religião da UNICAMP.

Miguel Ribeiro:  Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha); Mestre em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra (Portugal) e licenciado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Portugal). Atualmente é professor da Unicamp. Ganhou o prêmio Janet Duffin Fund (2020), Award and Lecture, da British Society for Research into Learning Mathematics. Tem ampla experiência em contextos de formação e consultoria de âmbito internacional, trabalhando com vários projetos de formação de professores que ensinam matemática desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É coordenador do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores CIEspMat, que realiza trabalhos com foco nas especificidades do conhecimento de professores e na melhoria da prática educacional, contribuindo para melhorar a qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos e, em consequência, os seus resultados de forma sustentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *