Curso de Comunicação de Más Notícias – 2ª Edição

Ao trabalharmos com o adoecimento humano, nos deparamos constantemente com a necessidade de comunicar uma má notícia ao paciente e/ou seus familiares, seja em relação ao diagnóstico, aos tratamentos difíceis e as vezes dolorosos e mutilantes, em relação aos prognósticos fechados ou duvidosos e muitas vezes sobre a ocorrência de morte próxima.

Assim, a religiosidade e espiritualidade do paciente e seus familiares, bem como também, a dos profissionais da saúde, que cotidianamente estão em contato com a dor e o adoecimento, influenciam diretamente na forma como essa notícia será transmitida ou recebida.

Portanto, pretendemos que os participantes deste Curso adquiram conhecimento sobre as formas de comunicação em saúde, as reações emocionais dos pacientes e suas famílias frente a uma má notícia, as relações paciente-família-profissionais no enfrentamento do processo de adoecimento e morte e a importância da Espiritualidade/Religiosidade apoiando esses processos.

OBJETIVOS

  • Oferecer conhecimentos sobre as formas de Comunicação em Saúde.
  • Oferecer conhecimento para os participantes enfrentarem as angústias ao terem que comunicar uma má noticia a seus pacientes.
  • Oferecer conhecimento para os participantes identificarem a importância da religiosidade/espiritualidade nos processos de adoecimento e morte e a comunicação desses processos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da saúde em geral, residentes (médicos e multiprofissionais) e estudantes de graduação (a partir do 3° ano).

INSCRIÇÃO

R$ 600,00

*OBS.:

  • Valor da inscrição não reembolsável em caso de desistência e não comparecimento (por parte do aluno)
  • Certificado Digital – Concedido pela Escola de Excelência do IPq – Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

escritoriodeprojetos.ipq@hc.fm.usp.br
www.ceip.org.br

PROGRAMAÇÃO

Aula 1 – 18 de Setembro de 2021 (ON LINE)

Aula 2 – 19 de Setembro de 2021 (ON LINE)

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Homero Pinto Vallada Filho
Prof. Dr. Frederico Camelo Leão
Profa. Maria José Ribeiro Devesa da Silva

CORPO DOCENTE

Prof. Esp. Maria José Devesa
Prof. Dra. Luana Prado Figueredo
Prof. Ms. Susana Garcia Pacheco Avezum
Prof. Dra. Marcia Fusaro

Maria José Ribeiro Devesa da Silva

Psicóloga clínica, Pós Graduação em Psicanálise, Pós Graduação em Medicina Psicossomática pelo Instituto Weizaecker de Buenos Aires, Atendimento a pacientes portadores de câncer no Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de S.P.), Atendimento a refugiados na Caritas (vinculada à ACNUR – Alto Comissariado da ONU para Refugiados), Atendimento a refugiados no Ambulatório Transcultural do IPq-HC, Aulas sobre Refúgio para alunos do 5º ano da FMUSP no Ambulatório Transcultural do IPq-HC. Professora convidada do PROSER no Curso de Anamnese Espiritual. Coordenadora e Professora Convidada nas aulas de Religiosidade/Espiritualidade na Residência Multidisciplinar de Cuidados Paliativos da FMUSP-HC. Professora Convidada na Residência de Enfermagem da FMUSP-HC. Professora convidada na cátedra eletiva de Religiosidade/Espiritualidade da Faculdade de Medicina do ABC. Membro do PROSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do IPq/HC/FMUSP. Consultório particular.

Luana Prado Figueiredo

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU (2004), especializada em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU (2006), em Pediatria pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (2007), em Auditoria em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo (2008), Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (2011) e Doutora pelo Departamento de Enfermagem em Orientação Profissional e Programa de Pós Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (2015) da Escola de Enfermagem da USP.
Professora convidada na residência em enfermagem – disciplina de Espiritualidade e Religiosidade Aplicada à Enfermagem do IPq – HC – FMUSP. Membro do Programa de Saúde, Espiritualidade, Religiosidade (ProSER-IPq-HC-FMUSP) e do Grupo de Pesquisa em Álcool e Drogas (GEAD – EEUSP). Docente pela Universidade Anhembi Morumbi.

Suzana Garcia Pacheco Avezum

Psicóloga pela Universidade de São Paulo, Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae e pelo Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, Fellowship – Mood Disorders Clinic at Psychiatry Department – McMaster University of Canada, Mestre em Ciência da Saúde pela UNISA, Capacitação em Pesquisa Clinica – PROADI SUS, Diretora científica do Departamento de Psicologia da SOCESP (Soc. Cardiologia do Estado de S.P.), biênio 2020-2022, Atuação em Psicologia Clínica e psicanalítica em consultório particular.

Marcia Fusaro

Pós doutorada em Artes pela UNESP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestra em História da Ciência pela PUC-SP, Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT), Professora e pesquisadora das licenciaturas e da pós-graduação Stricto Sensu em Festão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVE, Colaboradora do PROSER – IPqHCFMUSP, Líder de pesquisa do Grupo de Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq/UNESP), Membro do quadro de pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CICTSUL) da Universidade de Lisboa ( 2009-2018), Membro fundadora do Centro de Estudos Filosóficos e Laboratório evolutivo (CEFLE), Ensaísta, autora de diversas publicações e pesquisadora das Interfaces epistemológicas entre Educação, Arte, Ciência e Comunicação.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

escritoriodeprojetos.ipq@hc.fm.usp.br
www.ceip.org.br


Insira o seu e-mail abaixo e cadastre-se para receber as informações deste e dos próximos eventos do ProSER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *