O Curso ‘Constelação Familiar’ vem ao encontro da regulamentação das PNPics pelo Ministério da Saúde no ano de 2018, introduzido no SUS (Sistema Único de Saúde).
O Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ProSER-IPq-HC-FMUSP) tem como principais objetivos desenvolver o ensino, pesquisa e prestar assistência no contexto das práticas complementares.
Dessa forma, é oportuno apresentarmos neste atual cenário essas práticas com profissionais qualificados, que disseminam tal conhecimento, com embasamento teórico e prático. Sendo assim, ofereceremos aos participantes um curso com 12 módulos, para capacitar a facilitação em Constelação Familiar.
A Constelação Familiar, foi descoberta por Bert Hellinger, se baseia na Gestalt Terapia, Fenomenologia, Psicodrama e os campos mórficos de Rupert Sheldrake. Ela tem como conceito as 3 dinâmicas que são: pertencimento, hierarquia e o equilíbrio entre dar e receber.
No método, cada participante tem a possibilidade em escolher entre as pessoas do grupo, representantes para si e para a sua família. Os representantes, uma vez, posicionados, passam a sentir-se, como as pessoas reais que representam; manifestando sentimentos e sintomas físicos semelhantes, quer estejam representando pessoas vivas ou falecidas.
Quando nascemos numa família, temos elos visíveis e invisíveis, porém, nem sempre esses aspectos são notados, isso pode acarretar consequências que provocam entraves no desenvolvimento de cada ser.
Por exemplo, quando um membro da família é excluído, desprezado ou esquecido, geralmente, numa geração posterior, alguém, inconscientemente se identifica com essa pessoa excluída.
O trabalho com as Constelações Sistêmicas, leva a um conceito ampliado de família, onde se incluem, todos os que pertencem ao grupo familiar.
Uma segunda ordem é a hierarquia, os pais vêm antes dos filhos, os filhos antes dos netos, e assim sucessivamente. Por exemplo, geralmente quando um pai ou uma mãe, falece, um dos filhos acaba ocupando esse papel na família, isso provoca uma desordem na hierarquia.
O terceiro conceito abordado nas Constelações Familiares, é o equilíbrio entre dar e receber. Exemplos, recebemos a vida dos nossos pais, a gratidão a vida, promove esse equilíbrio.
Nesse encontro, serão abordados esses, entre outros aspectos como os diversos tipos de Constelação, proporcionando aos participantes uma vivência através de histórias reais de voluntários que se colocarem a disposição para conhecer o efeito dessa prática, além disso, vale ressaltar que o tema abordado beneficiará a todos os participantes neste encontro.
Público Alvo:
- Pessoas com formação Superior
Objetivos:
- Disseminar a Constelação Familiar, do ponto de vista teórico e prático e a sua inserção como Prática Integrativa do ProSer no IPQ HCFMUSP.
Coordenação:
- Prof. Dr. Frederico Camelo Leão
- Maria Del Mar Gonzalez Franco
Eu desejaria fazer o curso de Constelação . Sou Facilitadora mas essa formação tem conteúdos científicos. Haveria possibilidade de inscrição ainda?
Olá, tenho interesse. Qndo será a próxima turma!?
Tem algum endereço de e-mail onde posso manifestar meu interesse ou ficar numa lista de espera ou ser informada da abertura de vagas.
Obrigada ?
Por favor gostaria muito de fazer um curso de constelação familiar no ProSer e tenho amigas que também gostariam de fazer. Estamos muito esperançosas para que abram inscrições para início de 2020. Se possível eu gostaria de receber informação por e-mail. Grata
Teremos esse curso novamente?
Bom dia!
Gostaria saber quanto tempo de duração do curso, quais são os dias de aula e qual o valor do curso?
Gratidão.
Olá, existe previsão de novo curso? Poderia ser até na modalidade online