Espiritualidade no cuidado em saúde: como conduzir uma avaliação religiosa-espiritual na prática clínica

A religiosidade e a espiritualidade (R/E) têm papel importante na vida cotidiana da maior parte da população brasileira. Em situações de adoecimento, muitas pessoas se apegam ainda mais a esta dimensão, para lidar melhor e enfrentar o problema de saúde. Diversos estudos acadêmicos mostram apontam que R/E está associada à melhor saúde em geral. Estas pesquisas também indicam que para incluir a dimensão religiosa/espiritual na assistência, o primeiro passo é realizar uma avaliação espiritual.

O Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ProSER-IPq-HC-FMUSP) tem como principais objetivos pesquisar sobre a relação entre saúde, espiritualidade e religiosidade, e oferecer assistência a pacientes utilizando este instrumental.

Os colaboradores do grupo desenvolveram uma entrevista semiestruturada denominada Anamnese Espiritual, com o objetivo de levantar dados a respeito da experiência espiritual/religiosa dos pacientes assistidos e verificar qual a influência em sua saúde mental.

A Anamnese é composta por quatorze perguntas abertas. Nas nove primeiras questões, o objetivo é investigar a religiosidade, espiritualidade e outros tipos de crenças pessoais dos pacientes, para compreender melhor o perfil do indivíduo. Contêm questões sobre a afiliação e participação religiosa do indivíduo, experiências espirituais, sentido espiritual para a existência, ao que se apega nos momentos difíceis da vida, quais são suas crenças e valores pessoais, entre outras. As outras cinco questões abordam a influência da espiritualidade na vida e em situações de doença, opção para discutir questões religiosas e encaminhamento para líder religioso ou capelão, e avaliam o impacto destas crenças em aspectos específicos de saúde mental, como: suicídio, uso de drogas e álcool, tratamento medicamentoso e diagnóstico psiquiátrico. A Anamnese Espiritual também aborda temas mais controversos, como procedimentos médicos não permitidos e aspectos negativos da espiritualidade e religiosidade, por exemplo.

As avaliações espirituais elaboradas em âmbito nacional não foram, até o momento, publicadas e compartilhadas com a comunidade científica. Existe uma carência de estudos e divulgação nesta área no contexto brasileiro, apontando a importância deste trabalho. Além disso, a escassez de instrumentos similares e falta de treinamento necessário para conduzir uma anamnese espiritual são também endereçadas por este trabalho.

Público alvo:

  • Profissionais de saúde, residentes (médicos e multiprofissionais) e estudantes de graduação (a partir do 3° ano).
  • Profissionais que atendam necessidades religiosas-espirituais.

Maiores Informações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.