Psicologia da religião: entre a ciência e a fé?

Pensadores como William James (1842-1910), Stanley Hall (1846-1924) e Carl Gustav Jung (1875-1961) não apenas reconheceram a importância de se estudar cientificamente as religiões, como formularam uma parte significativa de suas teorias a partir da compilação de relatos de experiências religiosas e espirituais. Esses autores reconheceram o valor essencial da dimensão religiosa para a compreensão da mente humana, de modo incompatível com o desinteresse e mesmo patologização da religiosidade que se seguiram na psicologia décadas depois.

A partir disso, trazemos o convite para essa live, onde vamos olhar para as origens da psicologia da religião, os avanços em pesquisas, numa aproximação entre a fé e a ciência, com a participação do Prof. Everton Maraldi, autor do livro Princípios de Psicologia da Religião.

Dia 18/03 (quinta-feira) às 10h.

Acesse nosso canal no YouTube para acompanhar a apresentação – clique no link abaixo e marque ‘Definir lembrete’ para ser avisado do início da transmissão:

Referências


Prof. Dr. Everton de Oliveira Maraldi – professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Oxford (SCIO – Scholarship and Christianity in Oxford) e na Universidade de Coventry (Brain, Belief and Behaviour Lab). É membro eleito do conselho administrativo da Parapsychological Association (PA), nos Estados Unidos. Foi laureado pela Academia Paulista de Psicologia (gestão 2013-2015), recebendo o prêmio de melhor tese de doutorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.