18th Annual Course on Religion, Spirituality and Health

A pesquisadora e aluna de doutorado do ProSER, Natasha Torlay, teve a oportunidade de participar do 18th Annual Course on Religion, Spirituality and Health na Universidade de Duke, coordenado por Harold G. Konig, concedido pelo programa de pós-graduação da FMUSP.

O curso foi ministrado por médicos da área de Epidemiologia, Geriatria, Neurologia, Psiquiatria, alguns deles teólogos e professores das Universidade de Duke e Yale.

Konig, um dos principais colaboradores da área, apresentou os principais benefícios da Religião e Espiritualidade (R/E) na saúde física e mental, casos clínicos, as principais revistas recomendadas para publicação, melhores escalas indicadas e a crescente relevância das pesquisas qualitativas. Relatou erros e acertos de sua experiência, baseada no empenho de 6 horas diárias durante 40 anos, seus sacrifícios pessoais e familiares. Revelou que o fato de ser introvertido o auxiliou como pesquisador.

Foram abordados temas como “Associações entre os genótipos e a probabilidade de episódios depressivos”, “Burnout, Espiritualidade e o Coping Religioso entre médicos e clérigos”, “As canções religiosas tradicionais como recurso de redução de estresse para afro-descendentes norte americanos”, dentre outros.

A aluna em breve irá compartilhar os principais conteúdos no programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.